top of page

Vinil é uma refilmagem do filme de Andy Warhol 1965 - Vinyl -, primeira versão cinematográfica do romance de Anthony Burgess, A Clockwork Orange. Filmado em vídeo digital, tem o mesmo enquadramento e duração do filme de Warhol (59'). O roteiro foi criado junto com um grupo de jovens artistas que também desempenham os seis papéis: Alex (Fernando Pirata), Victor (Daniel Santiago), Dim (Naiah Mendonça), O Médico (Leon Estevez), O Policial (Jofer), Edie Sedgwick (Avi Maria) e, assim como nos filmes de Warhol, abre espaço para improvisos e acasos. O cenário do vídeo tem suas paredes cobertas com papel alumínio (para remeter ao estúdio de Warhol nos anos 60, a Factory); há também uma cama velha e alguns amplificadores de som que criam um ambiente estranho e atemporal. Ao fundo, algumas músicas do Velvet Underground são ouvidas repetidamente por 60 minutos.

A ação é dividida em quatro atos: Abertura, Violência, Lei e Cura.

1. Abertura. Victor corta o cabelo de Alex e dá-lhe uma máscara, como um ritual de iniciação. Dim brinca ao redor. O Médico e O Policial escutam The Velvet Underground. Edie Sedgwick assiste.
2. Violência. Victor e Alex violentam e torturam Dim. O médico escuta The Velvet Underground. Edie Sedgwick assiste.
3. Lei. O Policial prende Victor. Alex e Dim flertam. O Edie Sedgwick assiste.
4. Cura. O médico cura Victor. Alex e Dim flertam. O Policial relaxa. Edie Sedgwick assiste.

O vídeo deve ser projetado em uma sala coberta com papel alumínio, incluindo a parede de projeção. O som do vídeo deve ser transmitido em 10 canais de som mono. As caixas de som devem ser dispostas de tal maneira que, no centro da sala todas as camadas são ouvidas simultaneamente. Além do som direto, a trilha sonora é composta por outras 4 camadas de som.

Canais 1 e 2: Som direto de Vinyl (de Andy Warhol)
Canais 3 e 4: Som direto de Vinil.
Canais 5 e 6: The Velvet Underground (músicas ouvidas durante a filmagem de Vinil)
Canais 7 e 8: jam do Velvet Underground na Factory, nos anos 1960
Canais 9 e 10: Jam do Blá Blá Blá no estúdio Georgette em 2009.

bottom of page